O Votu Hotel é um projeto localizado na Praia dos Algodões – Península de Maraú, Bahia. Uma região muito rica em biodiversidade devido aos sistemas ambientais que possui: mar, bancada de coral, mata atlântica, lagoas naturais e manguezal. Além de toda esta beleza, esta localização oferece também alguns desafios devido às altas temperaturas, bom índice pluviométrico e salinidade. Considerando a qualidade deste lugar, seus desafios e fragilidade buscamos as soluções de conforto térmico e eficiência energética aplicando a Biomimética. A Biomimética é uma ciência que traduz a tecnologia que os seres vivos possuem para lidar com desafios ambientais e organizacionais. A bióloga e especialista em Biomimética, Alessandra Araujo, treinou a equipe de arquitetos da GCP para este projeto.
Este hotel possui 8 suítes com construção individual, um prédio de apoio náutico com espaço de SPA e vestiários, piscina, restaurante e área de convivência e estar.
As soluções com biomimética nortearam o partido arquitetônico para as suítes, fechamentos de todos os prédios e coberturas eficientes. O organismo que inspirou a ventilação natural e constante, garantindo conforto térmico mesmo quando o espaço esteja fechado, é o Cão de Pradaria, que em uma explicação resumida, faz suas tocas enterradas no solo com entradas e saídas de ar. O fechamento destas construções foram inspirados na capacidade de auto-sombreamento de alguns cactos.
No prédio principal a cobertura da cozinha também é uma laje jardim, porém atua como um grande trocador de calor inspirado nos bicos dos tucanos. Estas estratégias inovadoras permitem que os espaços sejam mais agradáveis evitando o uso excessivo de energia com climatizadores.