03.Inovação

Biomimética

A Biomimética é uma ciência que aplica uma metodologia conhecida como Biomimicry Design Thinking e também um conjunto de valores, Life’s Principles, para inovações inspiradas na natureza.

A Biomimética traduz como os organismos desempenham suas funções para sobreviver e reproduzir, nos mais diversos lugares com as mais variadas condições, para solucionar desafios cada vez mais complexos em nosso dia­-a-­dia.

Os organismos que vivem hoje na Terra representam aproximadamente de 1 à 3% do que já ocorreu de vida. Isso significa que são organismos com adaptações testadas e aprovadas ao longo dos 3,8 bilhões de anos de vida, ou seja, possuem grande capital de conhecimento tecnológico e de inovação.

Através da Biomimética a natureza passa a ser a mentora de uma criação ou solução. As inovações criadas através desta metodologia são sustentáveis e conferem os princípios que a vida cria condições que conduzem a mais vida - life creates conditions conducive to life.

Sustentabilidade

O termo Sustentabilidade quando aplicado à gestão de projeto significa para a GCP que arquitetura deve ser sempre uma prática responsável. A arquitetura responsável visa a melhor criação de uma forma e de um partido arquitetônico com a correta escolha de sistemas construtivos e de materiais para o local do projeto.

O objetivo com esta prática é criar ambientes e espaços que tenham o melhor conforto térmico minimizando a necessidade de sistemas energizados, a menor geração de resíduos durante fase de obra e a melhor qualidade do ar e água durante obra e operação.

As escolhas de materiais são definições estratégicas que podem reduzir os efeitos da urbanização, como ilhas de calor, assim como para fortalecer parâmetros de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, através uso de matérias recicláveis e reciclados. Fazem parte desta estratégia as definições de sistemas e produtos industrializados que possuem critérios de produção atendendo às mais rigorosas normas.